Brincare inaugura nova sede em Caxias do Sul com espaço ampliado e novos serviços
- Pauta POA

- 20 de out. de 2025
- 4 min de leitura
Centro pioneiro em estimulação do brincar na primeira infância dobra capacidade e lança o Contraturno

Com metodologia pioneira na Serra Gaúcha, a Brincare - Centro de Desenvolvimento e Estimulação Motora Infantil inicia um novo capítulo de sua trajetória em Caxias do Sul (RS). A partir de outubro, as atividades passam a acontecer em nova sede, localizada na Rua Marechal Floriano, 1.378, no bairro Exposição. O espaço, que soma cerca de 240 m², foi projetado especialmente para a infância e marca a expansão da capacidade, dos serviços e do posicionamento da instituição.
A mudança atende à necessidade de infraestrutura maior, acessível e multifuncional. O novo endereço traz ambientes planejados pela Verum Arquitetura e inclui três salas, sendo uma exclusiva para bebês, uma multiuso para aniversários e oficinas, e outra maior para crianças a partir de três anos, além de estacionamento e facilidades de acesso. Dessa forma, a capacidade de atendimento praticamente dobra, passando de cerca de 65 para até 140 crianças.
Primeiro Centro de Desenvolvimento e Estimulação do Brincar na Primeira Infância (CDEB) da Serra Gaúcha, a Brincare apresenta uma proposta inovadora de enxergar a infância, unindo desenvolvimento motor e cognitivo com um olhar para a inclusão. Em um espaço planejado especialmente para os pequenos, a metodologia contribui para ampliar o repertório motor e fortalecer identidade, autonomia, linguagem e relações sociais, despertando competências, coragem e confiança em cada etapa do crescimento.
Entre as novidades está o Contraturno, atividade piloto de três horas que reúne música, arteterapia, ioga, lógica com brinquedos de encaixe, desenvolvimento motor e outras experiências integradas. A proposta é oferecer, de segunda-feira a quinta-feira, um turno da manhã qualificado para crianças de um até oito anos, com divisão por faixas etárias.

O projeto também amplia a faixa de atendimento, chegando agora a crianças de até oito anos, além de disponibilizar salas para locação a profissionais de áreas afins da infância, como fonoaudiologia, nutrição e neuropsicopedagogia, ampliando o corpo multidisciplinar.
A gestão administrativa e financeira da nova fase fica a cargo de Maria José Silva de Jesus, a Nina de Jesus, que se une às sócias Ândria Tedesco e Daniela Gonzalez no empreendimento. “Esse é um novo momento, com um espaço maior, planejado para a infância e para acolher as famílias, mantendo o nosso método e ampliando as possibilidades de atendimento. A ideia é que a Brincare siga crescendo com qualidade, próxima das famílias e fiel ao seu propósito”, destacam.
O investimento na nova estrutura é de aproximadamente R$ 210 mil. Com a nova sede, a Brincare mantém seu compromisso de unir a brincadeira ao care, o brincar com cuidado, oferecendo às famílias um espaço seguro, criativo e estruturado para potencializar o desenvolvimento motor, cognitivo e emocional dos pequenos.
Sobre a Brincare
É o primeiro centro da Serra Gaúcha voltado exclusivamente à estimulação motora infantil. Por meio de aulas de uma hora, em turmas divididas por faixa etária, trabalha elementos psicomotores que desenvolvem habilidades motoras, cognitivas e psicossociais, tornando as crianças mais inteligentes, confiantes e autônomas. O diferencial está na união de ciência, metodologia própria e o brincar intencional, valorizando cada etapa da infância e respeitando o período mais importante da formação: a primeira infância.
Sobre as sócias
Ândria Tedesco é uma profissional com 15 anos de experiência em comunicação e marketing estratégico pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Sócia da Begin Marketing de Relacionamento, une sua expertise profissional a sua jornada como mãe de dois meninos (7 anos e 1 ano) e se conecta diretamente com a missão de incentivar o desenvolvimento infantil.
Daniela Gonzalez é Doutora em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Mestre em Desenvolvimento Motor Infantil. Co-criadora da metodologia da Brincare. Une sua expertise profissional à sua experiência como mãe de uma menina (8 anos), dedicando-se a incentivar o potencial máximo de cada criança.
Nina de Jesus é formada em Administração de Empresas, com formação complementar em Pedagogia e atualmente cursando Psicologia no Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), une uma visão multidisciplinar para o desenvolvimento infantil. Com experiência em desenvolvimento e alfabetização, é mãe de um menino (8 anos) e se dedica a promover a empatia e o crescimento saudável de cada criança.
As fases do aprendizado na Brincare:
De 3 meses até 12 meses: Cangurus
Como o próprio personagem reforça, esse é o momento em que o bebê ainda percebe-se parte da mamãe, caracterizando-se pela presença dos pais para que aprendam os principais "Marcos do Desenvolvimento", que vão desde o controle do pescoço até o caminhar.
De 1 ano a 2 anos: Filho Solto
Nossa Tartaruga, bichinho que é exemplo de autonomia ao quebrar o próprio ovo sozinho e se lançar ao mar, representa essa turminha. A partir dos 12 meses, são inúmeras descobertas para estimular a autonomia, confiança, linguagem e a cognição.
De 2 anos a 3 anos: Descobridores
Turma representada pelo gato curioso, mostra a curiosidade e o despertar cognitivo, pois, a partir dos dois anos, a criança consegue manipular objetos, interage com o outro e com os brinquedos. As atividades são guiadas pela música e pelas brincadeiras com muita energia e animação, para que as crianças explorem o ambiente.
De 3 anos a 4 anos: Espoletas⠀
Nosso cachorrinho com seu foguete está prestes a alçar voos intensos. Aos três anos, a criança aprimorou a linguagem e o foco são as relações (consigo e com os outros): o encorajamento, as percepções, a partilha, a autopercepção de competência por meio dos circuitos e atividades desafiadoras para o desenvolvimento otimizado pelo brincar qualificado.
De 4 anos a 6 anos: Aventureiros⠀
Temos como mascote o macaco aventureiro, que ama desafios e grandes aventuras. A partir dos quatro anos, a criança já domina o corpo e a linguagem. Pensar, resolver, construir e brincar são ações para promover a interação da criança, mas a proposta envolve o lúdico, a exploração, a criatividade e o envolvimento. Resolver problemas, perceber o corpo no espaço e no tempo, além de se perceber competente, são características das aulas desta faixa etária. As habilidades aqui desenvolvidas, mais tarde, devem alavancar as aprendizagens escolares.
De 6 anos a 8 anos: Brincare +
Nessa turma, os desafios e os circuitos motores são mais complexos, possibilitando a ampliação do repertório motor, estimulando habilidades e capacidades físicas como tônus muscular, força, velocidade, agilidade, resistência e flexibilidade. Tudo isso, é claro, com muita diversão.
Crédito das fotos: Vivi Tomas | Fotógrafa



Comentários