Arte e ciência se unem em evento de conscientização da Doença de Alzheimer
- Pauta POA
- há 3 horas
- 2 min de leitura
Encontro motivado pela mostra "Saudade de mim" reunirá artistas Zoravia Bettiol e Graça Craidy e especialistas Abrão Slavutzky e Cristiano Aguzzoli no Memorial do MP nesta quinta-feira (18/9)
A arte se une à ciência em favor da conscientização sobre a Doença de Alzheimer nesta quinta-feira (18/9), às 17h, no Memorial do Ministério Público. O evento, que reúne especialistas em saúde e artistas visuais, é parte da exposição de pinturas “Saudade de mim”, em cartaz no local até o próximo dia 26.
O tema será abordado pelo psicanalista Abrão Slavutzky, o neurologista Cristiano Aguzzoli, a artista visual Zoravia Bettiol, de 89 anos, e a autora da exposição, Graça Craidy, com mediação do promotor de Justiça Marcos Ferraz Saralegui e do historiador Gunter Axt, coordenador técnico do Memorial do MP. A entrada é gratuita.

O Alzheimer é a principal causa de demência, caracterizada por declínio das funções mentais, como memória. Segundo estudo recente, cerca de 60% dos casos de demência poderiam ser potencialmente evitados ou adiados a partir do controle de fatores de risco. No mundo, mais de 55 milhões de pessoas vivem com demência – mais de 2 milhões no Brasil. Estima-se que o número mundial de casos alcance os 140 milhões até 2050. Setembro é o mês dedicado à conscientização da Doença de Alzheimer.
Na exposição “Saudade de mim”, aberta no último dia 2, Graça, de 74 anos, apresenta 20 pinturas que abordam poeticamente as alterações de memória provocadas pelo Alzheimer. Os trabalhos criados pela artista retratam “as muitas ausências” causadas pela doença, principalmente em idosos. Nas suas representações, os personagens aparecem junto a elementos que aludem à memória perdida de situações positivas e afetivas que se transformam em saudade. Por exemplo, saudade de brincar, de ler, de amar, de casar, de jogar, de rir, de viajar, de falar.
SERVIÇO
O quê: Conversa sobre Alzheimer e demência, como parte da exposição Saudade de mim, de Graça Craidy
Local: Memorial do Ministério Público, Praça Marechal Deodoro (Praça da Matriz), esquina da Rua Jerônimo Coelho. Centro Histórico de Porto Alegre
Data: quinta-feira (18/9)
Horário: 17h
Entrada franca
Comentários