top of page

Advogado gaúcho Rafael Canterji lança nesta quinta livro de contos inspirado em suas experiências

O Último Brilho será lançado em evento na Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre (RS), a partir das 18h



O advogado e escritor Rafael Braude Canterji lança, nesta quinta-feira (23/10), em Porto Alegre (RS), o livro de contos O Último Brilho (Editora Patuá). A obra marca sua estreia na literatura e apresenta 31 histórias em que a sensibilidade do autor se sobrepõe à objetividade do jurista, onde o crime dá lugar à humanidade. O evento ocorrerá na Associação Leopoldina Juvenil, a partir das 18h


Entre um caso e outro, Canterji começou a registrar histórias que pareciam ecoar além dos processos. “Depois de tantos anos analisando provas, quis escrever sobre o que não se prova: as emoções, os vazios, as pequenas epifanias da vida cotidiana”, conta. 

Mestre em Ciências Criminais e Doutorando em Administração de Empresas, o autor reúne contos que exploram temas como violência de gênero, solidão urbana, tempo e autoconhecimento, sempre com uma escrita precisa e empática. Em O Último Brilho, que dá nome à obra, uma mulher é encontrada morta, e o leitor descobre, aos poucos, que a tragédia revela uma história de submissão e silenciamento.


A edição traz prefácio do psicanalista e escritor Celso Gutfreind, que observa: “Em seus contos, Rafael é capaz de transformar uma vivência concreta e violenta em algo metafórico e abstrato, literatura.” Já o escritor Alcy Cheuiche, autor da apresentação, define Canterji como “um artista verdadeiro, capaz de transformar ficção em realidade”, e uma “pedra preciosa que começou a brilhar na Oficina de Criação Literária”.


Para o autor, a escrita surgiu como um contraponto à vida profissional: “O tribunal é o lugar da verdade jurídica; a literatura é o espaço da verdade humana”. Dividido em cinco seções - Olhares sobre o cotidiano, Diálogos internos, Entre o riso e o incômodo, Afetos em movimento e Tempo, memória e legado - o livro conduz o leitor por um itinerário de emoções, da crueza ao lirismo. As ilustrações de Gilmar Fraga reforçam o tom elegante e introspectivo da edição.


Mais do que uma coletânea de contos, O Último Brilho é uma reflexão sobre a condição humana, um convite a enxergar o brilho que resiste mesmo nas histórias mais sombrias.


Serviço

Livro: O Último Brilho

Autor: Rafael Braude Canterji

Ilustrações: Gilmar Fraga

Editora: Patuá, 2025 — 200 páginas

ISBN: 978-65-281-0244-0

Vendas pela Amazon através do link - bit.ly/46RQCY9 

Porto Alegre: 23 de outubro, 18h – Associação Leopoldina Juvenil


Fonte: Camejo Comunicação

Comentários


Porto Alegre

Email

Siga-nos

  • Facebook
  • Instagram
bottom of page